segunda-feira, 7 de julho de 2025

São Cosme e S. Damião

Imagem veneranda de Cosme e Damião

São Cosme e São Damião, chamados na Umbanda de "Gémeos", "Dois Dois", "Nabeijada", etc. São as entidades pertencentes à primeira linha denominada: Linha de Santo ou de Oxalá.

São êles os dirigentes da Legião de São Cosme e
São Damião, uma das sete falanges nas quais se divide a citada linha.

Comemora-se a 27 de setembro o dia dêsses santos.

Descendentes de nobre família de Árabes, os irmãos Cosme e Damião pereceram sob o poderio do governador Lísias que os mandou decapitar.

Cosme e Damião morreram no ano de 303.

Tecdata, mãe dos gémeos, deu-lhes educação e instrução aprimorada sob a orientação de grandes sábios e mestres. Tendo completado seus estudos na Síria, Cosme e Damião especializaram-se em medicina.

Exercendo a profissão de médicos, curaram inúmeras criaturas, grangeando de todos a simpatia e a admiração.

Aproveitando a circunstância do exercício de suas profissões, foram os santos gémeos difundindo entre os povos pagãos a crença no cristianismo, para o qual muitos se converteram.

Não aceitando contribuição ou pagamento algum pelos seus inúmeros benefícios, os médicos cristãos, em pouco tempo foram alvo de grande popularidade, e não tardou que a fama de ambos chegasse aos ouvidos do Imperador Diocleciano, que naquele tempo perseguia acerbamente a religião cristã e seus adeptos.

Estavam Cosme e Damião exercendo suas atividades na povoação de Agra, na Cilicia, quando foram por ordem do govêrno Imperial, citados perante o tribunal de Lisias.

Finalmente, condenados pelo tribunal como praticantes do curandeirismo e dados à prática da feitiçaria, foram ambos decapitados, após terem passado pelos maiores suplícios e bárbaros tormentos.

Hoje, repousam os restos mortais de Cosme e Damião na igreja que tem o seu nome, a qual está situada na cidade de "Cura" na Síria, local para onde foram transportados.

São Cosme e São Damião são venerados no mundo inteiro como padroeiros das crianças, dos médicos, dos farmacêuticos e das Faculdades de Medicina.

A Umbanda presta também no seu culto as maiores homenagens a êsses grandes mártires.

(Extraído do livro: O Espiritismo no Conceito das Religiões e a Lei de Umbanda, 3. a edição)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários não terão reflexo mediante o objetivo da página.