quinta-feira, 3 de julho de 2025

Conselho de Segurança da ONU condena ataque terrorista à Igreja Ortodoxa Grega de Santo Elias em Damasco, Síria


Os membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), emitiram uma declaração de imprensa no dia 26 de Junho, no qual condenaram veementemente o "hediondo e covarde ataque terrorista" cometido por um homem-bomba dentro da Igreja Ortodoxa Grega Elias, no bairro de Dweila, em Damasco, Síria, no dia 22 de junho deste mesmo ano. 

O ataque teve como alvo cristãos e religiosos, durante uma missa e resultou na perda de 20 vidas e vários feridos no local do ataque.

Abaixo, a declaração de imprensa do Conselho de Segurança da ONU sobre o ataque terrorista na Síria

Os membros do Conselho de Segurança expressaram suas mais profundas condolências e condolências às famílias das vítimas e ao povo sírio e desejaram uma rápida e completa recuperação aos feridos. 

Os membros do Conselho de Segurança reafirmaram que o terrorismo, em todas as suas formas e manifestações, constitui uma das mais sérias ameaças à paz e à segurança internacionais. 

Os membros do Conselho de Segurança sublinharam a necessidade de responsabilizar os perpetradores, organizadores, financiadores e patrocinadores desses atos repreensíveis de terrorismo e levá-los à justiça, bem como proteger todos os sírios, independentemente de etnia ou religião. Instaram todos os Estados, em conformidade com suas obrigações perante o direito internacional e as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança, a cooperarem ativamente com todas as autoridades relevantes na Síria nesse sentido.

Os membros do Conselho de Segurança reiteraram que quaisquer atos de terrorismo são criminosos e injustificáveis, independentemente de sua motivação, onde, quando e por quem quer que tenham sido cometidos. Reafirmaram a necessidade de todos os Estados combaterem por todos os meios, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e outras obrigações decorrentes do direito internacional, incluindo o direito internacional dos direitos humanos, o direito internacional dos refugiados e o direito internacional humanitário, as ameaças à paz e à segurança internacionais causadas por atos terroristas.

Fonte de pesquisa: Organização das Nações Unidas (ONU). Declaração de imprensa de 26 de Junho de 2025


Por Márcio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários não terão reflexo mediante o objetivo da página.